Título: “Aromatizar Saberes: Ervas Aromáticas e Salicórnia”

Coordenação: Associação Portuguesa de Nutrição

Apoio: Vitacress

Download gratuito, disponível em: http://www.apn.org.pt/ebooks.php

As ervas aromáticas começam a ser um dos aliados mais importantes dos portugueses na cozinha. Conferem sabor e aroma aos pratos, ajudando a controlar a utilização de sal culinário e, consequentemente, reduzir o consumo de sódio. A salicórnia também tem vindo a ter grande destaque nesta missão. Mas de que forma se podem introduzir estes alimentos na rotina alimentar, quais são as suas características e como devem ser tratados para prolongar a sua vida? Para responder a esta e outras questões, a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) – com o apoio da Vitacress (empresa de capital cem por cento nacional, propriedade do Grupo RAR) – desenvolveu um e-book com conselhos e curiosidades sobre as ervas aromáticas e a salicórnia e que pode ser descarregado de forma gratuita no seu website. O objetivo principal é partilhar e divulgar conteúdos que possam ajudar a população portuguesa a ter um estilo de vida saudável.

De entre as informações úteis, as entidades destacam, por exemplo, que as ervas aromáticas frescas requerem um cuidado adicional para poderem preservar as suas características. Já as plantas em vaso devem ser colocadas num local próprio e requerem cuidados de rega (que variam consoante a época do ano e as condições a que são submetidas) para que estas mantenham os nutrientes essenciais à sua sobrevivência. Relembre-se que a Vitacress já apresenta uma gama alargada de ervas aromáticas e continua a apostar na inovação e desenvolvimento da mesma. As variedades que existem atualmente são: Manjericão, Tomilho, Tomilho Limão, Alecrim, Cebolinho, Cebolinho Chinês, Salsa, Coentros e Hortelã. A empresa disponibiliza estas plantas em vaso, ao natural e lavadas prontas a consumir.