A sustentabilidade está na nossa natureza:

Na Vitacress, há mais de 40 anos que cultivamos uma visão de futuro sustentável.

Agora, através do Programa Second Nature, formalizamos o nosso compromisso de sustentabilidade rumo a um objetivo: Alcançar a neutralidade líquida de carbono (Net Carbon Zero) até 2040.

Os 6 pilares do Programa Second Nature

Este programa assenta em 6 Pilares, que consolidam as práticas que sempre foram indispensáveis para a nossa atividade, reforçando o nosso profundo respeito pela terra que cultivamos, pelo meio ambiente, pelas pessoas e comunidades que servimos.

Clique nos icons para conhecer algumas das iniciativas para atingir Net Carbon Zero até 2040:

  • Uso de Água Sustentavel

    Recirculação de Água:

    Os campos de agrião de água estão submersos e exigem um fluxo contínuo de água pelo que a recirculamos em circuito fechado

     

    Verão Sustentável:

    Usamos menos água no verão, quando é mais escassa, colocando quintas em pousio e reduzindo a produção

  • null

    Metas Científicas:

    Estabelecemos metas de redução de emissões com fundamento científico, auditadas por entidades independentes e certificadas

  • null

    Recrescimento das Plantas

    Depois de colhermos as folhas baby, que cortamos pelo caule, deixamo-las crescer de novo em vez de as replantar, poupando recursos e protegendo o solo.

  • null

    Faixas de Biodiversidade:

    Cultivamos 10% das quintas com plantas que servem apenas para alimento e abrigo de espécies animais, nomeadamente insetos, auxiliares naturais no controlo de pragas.

    Guardiões Naturais:

    Usamos falcões para proteger as sementes e colheitas das aves que as procuram.

  • null

    Redução do desperdício alimentar:

    Encaminhamos para o Banco Alimentar e outras IPSS todo o produto não vendido que esteja em boas condições para consumo.

  • null

    Embalagens eficientes

    Usamos embalagens recicláveis e incorporamos plástico reciclado, otimizando permanentemente o seu tamanho e espessura, garantindo a segurança alimentar

Sustentados por:
  • Promoção dos Direitos Humanos Second Nature

    Sustentados por:

    Promoção dos Direitos Humanos.

Vitacress obtém validação das metas de emissões líquidas zero pela SBTi

A nossa empresa está comprometida com metas de emissões líquidas zero, cientificamente validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). O nosso ano-base é 2023 e o nosso objetivo é atingir emissões líquidas zero até 2050. Iremos reduzir as nossas emissões de âmbito 1 e 2 em 90% até 2050 e as de âmbito 3 em 97%. Quaisquer emissões residuais serão neutralizadas de acordo com os critérios definidos pela SBTi. Reportaremos anualmente os nossos progressos, com informação detalhada sobre emissões e remoções.

A Vitacress tem o prazer de anunciar que as suas metas de emissões líquidas zero foram formalmente validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), reforçando o compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade climática.

No âmbito desta aprovação, a Vitacress pretende atingir emissões líquidas zero em toda a sua cadeia de valor até 2040. As metas validadas incluem objetivos de curto e longo prazo, definindo um caminho claro até 2050, sustentado por uma estratégia de descarbonização abrangente e orientada pela ciência.

Para alcançar estas metas, a empresa irá concentrar os seus esforços na redução das emissões diretas na origem. Quaisquer emissões residuais serão neutralizadas de acordo com os critérios definidos pela SBTi.

A implementação deste plano será conduzida pelo programa de sustentabilidade Second Nature, que atua em seis áreas prioritárias: carbono, água, plásticos, resíduos, saúde do solo e biodiversidade. Este plano é também sustentado pelo compromisso da empresa em promover os direitos humanos ao longo de toda a cadeia de fornecimento.

“Este marco reflete a nossa convicção de que a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazemos”, afirma Carlos Vicente, Managing Director da Vitacress Portugal “Ao alinharmos os nossos objetivos com a SBTi e ao adotarmos as medidas necessárias em toda a organização, estamos a promover uma mudança sustentada para as nossas pessoas, para os nossos parceiros e para o planeta.”.