Acordo pretende melhorar o relacionamento comercial entre agentes económicos para assegurar um equilíbrio e cooperação entre as partes

A Vitacress – empresa de capital cem por cento nacional pertencente ao Grupo RAR – acaba de aderir ao Código de Boas Práticas Comerciais para a Cadeia de Abastecimento Agroalimentar. Este é o resultado de um compromisso entre seis grupos de interesses a nível nacional, representativos de todos os elos da cadeia agroalimentar, e tem como objetivo melhorar o relacionamento comercial entre agentes económicos para assegurar um equilíbrio e cooperação entre as partes.

O Código é um acordo de cooperação pioneiro em Portugal e um instrumento de autorregulação formalizado pelos representantes do setor agroalimentar (APED, CAP, CCP, CIP, CNA e CONFAGRI). Pretende-se assim reforçar a transparência e assegurar a promoção da equidade e reciprocidade entre parceiros dos setores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agroalimentares, através da criação de um mecanismo eficaz de resolução de litígios entre os associados das partes subscritoras.

“A Vitacress sempre defendeu uma colaboração construtiva entre retalho e indústria que, naturalmente, se deve pautar pelo estrito cumprimento da lei”, refere Luís Mesquita Dias, diretor geral da empresa. “Acredito que os acordos de autorregulação ajudam no incremento da eficácia dos processos, porque valorizam os aspetos éticos das relações entre os agentes económicos. O caráter solene da cerimónia de adesão que decorreu esta semana no Ministério da Economia dá a visibilidade merecida ao tema e esperamos que com este passo se desenvolva uma verdadeira cultura de mudança”, conclui o responsável.